Make your own free website on Tripod.com

PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOS FACILITADORES
Módulo IV: Avaliação de Softwarew e Internet


JUSTIFICATIVA:

Com a chegada dos computadores à escola, permitindo novas concepções de aprendizagem, devemos considerar seriamente a qualidade do software educacional a ser utilizado. A cada dia, novos softwares surgem, subitamente, para a área educacional. No entanto, uma das dificuldades que os educadores enfrentam é selecionar, entre os mais variados softwares disponíveis no mercado, aqueles que serão mais adequados para os seus objetivos educacionais e para os alunos.

Somada a estes grandes avanços tecnológicos para uso pedagógico, a Internet entra em cena como uma alavanca propulsora de um universo de informações para todos os assuntos, gostos e até mesmo desejos. Porém, torna-se complicado estabelecer uma navegação de busca quando se desconhece a origem da pesquisa, entre as mais variadas fontes e formas de navegação.

Usar o correio eletrônico, trocar figurinhas, integrar aos grupos de discussão, chats internacionais, etc. fazem parte de todo um conjunto, hoje indispensável, quando se quer estar, através da telepresença, num lugar ou noutro, no mesmo instante; sem falar da rapidez de informação a qualquer dia, hora e lugar; colocando-nos em contato direto com o mundo ou mesmo trazendo este para dentro da sala de aula.

Contanto que, para isso, é preciso estar em sintonia com os avanços tecnológicos e para tanto disseminar o uso pedagógico das tecnologias da informática nas escolas, de forma entusiástica, criativa; procurando inovar o processo de ensino-aprendizagem. É o que a escola precisa oferecer, pois os alunos querem e necessitam aprender a aprender, logo, estarão preparando-se para o seu futuro.

OBJETIVO GERAL:

Permitir uma introdução à utilização dos principais recursos disponíveis em redes de comunicação para pesquisa bibliográfica, webbibliográfica, troca de experiências, contatos, acesso a recursos e trabalho cooperativo. Acessar a Internet a partir de endereços e agentes de pesquisa. Enviar e receber correio eletrônico. Permitir aos participantes também discutirem critérios sobre o uso e aplicação de Software Educacional.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

ATIVIDADES:

As atividades desenvolvidas pelos professores-multiplicadores e professores- facilitadores, no módulo IV, estão contextualizados dentro de um projeto de aprendizagem.