Make your own free website on Tripod.com

O JORNAL NA SALA DE AULA

Coordenadora: Lourdes Resende Sousa

Justificaticava:

No ensino da língua na sala de aula, utiliza-se o texto literário exigindo uma abordagem específica, a partir de uma metodologia compatível com o ensino da literatura e de maneira muito favorável, utiliza-se também o texto jornalístico, cuja linguagem jornalística escrita se apresenta como um modelo equilibrado que consegue alcançar um largo público e lhe forneça informações objetivas em grande escala.

O jornal é trabalhado na sala de aula em atividades que associem a leitura e a escrita, partindo de uma leitura crítica, chegando a textos jornalísticos e montagem de um Jornal Mural para a Escola, o que favorece o desenvolvimento da consciência da cidadania e do trabalho interdisciplinar e da socialização.

Na formação geral do aluno, a leitura do jornal, se bem conduzida, prepara leitores experientes e críticos para desempenhar seu papel na sociedade, aumentando sua cultura e desenvolvendo sua capacidade intectual.

 

Objetivos:

Orientação Metodológica:

A análise do jornal e seus textos começam com um trabalho oral, em conjunto com todos os alunos da sala

  1. Como é um jornal? (comparar também com o livro) (data, dimensões, número de páginas, fotos, propagandas, assuntos, cadernos, manchetes, tudo será discutido). Depois desta exploração oral os alunos criarão um texto "O Jornal" organizando as idéias discutidas.

  2. O exame da 1ª página:

  3. Público Alvo:

Avaliação:

O uso do computador permitirá que os próprios alunos avaliem as suas produções, observando a ortografia e a concordância. A distribuição dos exemplares na escola, permitrá que todos os professores e funcionários avaliem o trabalho desenvolvido. E sabendo que estão sendo avaliados pelas suas produções os alunos terão maior cuidado ao criar as notícias.

Voltar